Permissão Internacional para Dirigir

Agora a pouco chegou aqui em casa minha Permissão Internacional para Dirigir (PID), a famosa carteira internacional de motorista. Fiquei meio decepcionada com ela. Achei que seria uma carteirinha de pvc, bonitinha, mas não. Ela parece um folheto. Tô arrasada rs.
Muita gente acha que é bobagem pagar pela PID, mas acho que é melhor previnir do que remediar. A carteira é fruto da Convenção sobre Trânsito Viário, celebrada em Viena, de 68. Ela abrange mais de 100 países. Tem alguns países que aceitam a carteira de habilitação nacional, mas se você quiser alugar um carro, algumas locadoras somente o permitem mediante apresentação da PID.


Abaixo a lista de países que aceitam a PID.

Convenção de Viena:

África do Sul, Albânia, Alemanha, Angola, Argélia, Argentina, Austrália, Áustria, Azerbaidjão, Bahamas, Barein, Belarus (Bielo-Rússia), Bélgica, Bolívia, Bósnia-Herzegóvina, Bulgária, Cabo Verde, Cazaquistão, Chile, Cingapura, Colômbia, Coréia do Sul, Costa do Marfim, Costa Rica, Croácia, Cuba, Dinamarca, El Salvador, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Estados Unidos, Estônia, Federação Russa, Filipinas, Finlândia, França, Gabão, Gana, Geórgia, Grécia, Guatemala, Guiana, Guiné-Bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Hungria, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Kuweit, Letônia, Líbia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Marrocos, México, Moldávia, Mônaco, Mongólia, Namíbia, Nicarágua, Níger, Noruega, Nova Zelândia, Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), República Centro – Africana, República Democrática do Congo, República Checa, República Dominicana, Romênia, San Marino, São Tomé e Príncipe, Seichelles, Senegal, Sérvia e Montenegro, Suécia, Suíça, Tadjiquistão, Tunísia, Turcomenistão, Ucrânia, Uruguai, Uzbequistão, Venezuela e Zimbábue,

Princípio de Reciprocidade:

Angola, Argélia, Austrália, Canadá, Cabo Verde, Cingapura, Colômbia, Coréia do Sul, Costa Rica, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Gabão, Gana, Guatemala, Guiné-bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Indonésia, Líbia, México, Namíbia, Nicarágua, Nova Zelândia, Panamá, Portugal, Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), República Dominicana, São Tomé e Príncipe e Venezuela.

Ainda nos países onde o Princípio da Reciprocidade (em outras palavras, o que vale lá, vale cá) é aplicado as empresas de locação de carros exigem a PID. Ela custa cerca de R$95.00, e demora até 10 dias úteis para chegar. A minha chegou após 4 dias úteis! Um recorde se tratando em época de copa!
PS: já estou aqui na inglaterra, e apesar de constar que aqui funciona o principio da reciprocidade (ou seja nao é necessario a carteira internacional), as agencias de locacao de veículos exigem a apresentacao das duas: da nacional e da internacional. Senao, nada de alugar carros por aqui.
Anúncios

2 pensamentos sobre “Permissão Internacional para Dirigir

  1. Pingback: Os números de 2010 « Não Penteio Cabelo

  2. Sei que esse ‘post’ já tem tempo, mas não custa dizer que ajudou bastante. Sempre vejo nego dizer que não é necessário pagar pela PID, pois outros países aceitam a carteira brasileira. Já pensou se você cai nessa e não faz a sua? Ia ficar sem poder alugar um carro no UK. Realmente, antes prevenir do que remediar (até porque, nesse caso, não teria nem como remediar). Além disso, há outro problema: havendo acidente em países estrangeiros, a simples apresentação da CNH pode fazer com que a burocracia do país em questão EXIJA a tradução da Carteira brasileira para o idioma deles — o que necessitará de tempo e dinheiro. Ou seja, a pessoa esbarra em outro entrave e se complica mais. A PID resolve esse problema e tudo é acertado na hora com ela, sem necessidade de nada mais.Muito melhor fazer a PID e viajar de cabeça tranquila. Às vezes economizar R$ 90 dá muito mais dor de cabeça lá na frente. É o chamado barato que sai caro.

    Valeu pelo ‘post’, muito útil ouvir de quem viveu a experiência na pele!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s