Window Tax

Olhando ao meu redor percebo milhares de  curiosidades e nem sempre encontro respostas para elas. Recentemente, perguntei ao Mr. M o por quê de algumas casas terem fechado (com concreto, pedras, etc) janelas, pois para mim, isso não tem qualquer lógica. A explicação foi simples: por causa de imposto!

Esse imposto surgiu como forma de taxar as famílias pelo seu poder aquisitivo, mas não se confundindo com o que chamamos de imposto de renda. Famílias mais abastadas, por exemplo, construiam casas com tantas janelas quanto fosse possível para poder mostrar aos vizinhos o seu poder aquisitivo.

O imposto recaia da seguinte forma: 2 shillings por casa, e uma variável sobre o número de janelas nas casas. Casas com 10 a 20 janelas pagavam mais 4 shillings, e casas com janelas superiores a 20 pagavam 8 shillings.

O imposto foi estabelecido pelo Rei Guilherme III (quem determinou que a tradução de Willian é Guilherme?), em 1696.

Anúncios

4 pensamentos sobre “Window Tax

  1. Aqui no Brasil na época colonial também acontecia isso – não sei chegava a se cobrar mais imposto pela quantidade de janelas mas sei que as famílias mais abastadas também contruíam casas com mais janelas – aposto que copiamos isso também!!! Lá no Serro tem disso – quando vc tiver aqui no Brasil te levo lá pra ver….
    P.S: está vendo minhas respostas “intelectuais” aos seus posts hitóricos? Kkkkkkkkk te adoro amiga!

  2. Como esses caras eram burros. O rico malandro teria feito menos janelas em casa exatamente para não mostrar o ouro todo. Acho que é preciso ter bandido nas ruas para não ser roubado apenas pelo governo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s