Frio, bem frio

Quem está no hemisfério norte, principalmente Europa e Grã-Bretanha* sabem bem a diferença de um dia BEM frio (-2°C prá baixo) e de um dia de neve.

O dia de neve é lindo! Tudo branquinho, neve até o tornozelo, nada funciona, cafés lotados, váááárias pessoas tirando fotos pela cidade, crianças jogando bolas de neve nas outras, namorados dando tackle nas namoradas para que elas caiam e se “sujem” de neve e deixe de ser frescas, e coisas do tipo. Com o passar do dia, e do frio, as coisas não ficam lindas, conforme eu falei no post da neve.

Mas o dia frio, BEM frio, consegue ser pior que o dia da neve, com ruas deslizantes. O dia frio, BEM frio, faz com que você não consiga respirar pelo nariz, e sim pela boca. O ar gélido, que entra pela sua boca, quase congela sua garganta. Não demora muito e você começa a sofrer as consequências, ou melhor, A CONSEQUÊNCIA: dor de garganta. Inevitável.

A média dos -2°C faz com que os carros congelem. Uma crosta de gelo (e não neve) se forma em sua lataria. A única forma de poder dirigir o carango é, antes de qualquer coisa, jogar água quente no vidro, ligar o carro, deixar ele ligado com aquecedor por alguns momentos até que possa entrar sem congelar. As ruas ficam perigosas. A falta da neve nos faz ficar confiantes e esquecemos do gelo que se forma nas calçadas e ruas. É mais comum ver pessoas deslizando agora do que quando com neve.

O ar gélido faz com que as pontas dos dedos fiquem roxas, como que se as unhas estivesse cobertas por uma camada de esmalte roxo. Ao adentrar qualquer estabelecimento com aquecedor, as pontas dos dedos queimam, como se estivessem dentro de um forno. O nariz se torna um órgão do seu corpo completamente inútil já que, no meu caso, respirar por ele é, apenas, uma vaga lembrança. Minha garganta já está pedindo socorro há tempos, e minhas pobres orelhas… tão pequenas (tenho orelhas e pulsos minúsculos, que viram motivos de chacota, então, caros leitores, espero que vocês sejam adoradores de pulsos e orelhas pequenas – short story: estava numa loja, querendo comprar relógios. Sempre gostei dos modelos masculinos, cebolão. Perguntei à vendedora se havia algum que tinha a pulseira ajustável. Ela olhou para o meu pulso, pediu licensa, mediu com suas mãos, e deu uma risadinha, meio sem graça, e falou: Miss, you should really look for watches in the kids section) sofrem tanto! Não há protetores de orelhas, cachecóis e luvas que me esquentem.

Então, no final de mais um texto, sem pé, muito menos cabeça eu digo, mas por favor, não joguem isso contra mim no futuro: QUE SAUDADE DO CALOR! QUERO SUAR, QUERO LIGAR O AR CONDICIONADO, QUERO TOMAR BANHO E ASSIM QUE SAIR DELE DESEJAR NUNCA TER SAÍDO DEBAIXO D` ÁGUA. QUERO SENTAR NO BUTECO DO BAIRRO, SEGURAR UM COPO DE COCA SEM PENSAR QUE ESTÁ QUEIMANDO MEUS DEDOS, QUERO RESPIRAR PELO NARIZ E EXIBIR MINHAS ORELHAS! AI QUE SAUDADE DO CALOR!

*Os Britoes nao se consideram como parte da europa! Vai entender!

2 pensamentos sobre “Frio, bem frio

  1. Para evitar a dor de garganta, o cachecol vai até o nariz! rsrs
    Depois fica tudo úmido, eu sei. Mas, o que vale é respirar. rsrs
    Ainda nao quero o calor… pelo menos, nao o que eu tinha que enfrentar 10 meses no ano, de mais de 30 graus. 😉

    bjs!

  2. Achei seu blog, vagando por outros! E gostei daqui! Também sou uma expatriada, morando na Espanha. Mas, é por tempo limitado (até eu acabar meu doutorado).
    E concordo contigo: amo a neve, porém por dois dias! Depois, começa a me irritar. O frio me irrita, incomoda, dói, machuca! Tenho muitíssimas saudades do meu calor africano brasileiro. Amo aquele calorão, tomar banho gelado e nunca sentir frio, pelo menos no Rio de Janeiro, onde eu moro!
    Beijos.

Deixe um comentário

