Educação turística

Guia prático de como se portar fora do país (leia-se Inglaterra)

Então, sou daquelas que me mordo de raiva com brasileiros esquecendo que tem o amanhã e se acabam em terras estrangeiras. Raiva mesmo. Tanta raiva que fingiria assumir o lado italiano do meu sangue e esquecer minha origem tupiniquim.

Se você não sabe se você é assim, leia as dicas abaixo para que, se eu te encontrar na rua, não tenha vergonha de dividir o mesmo país natal que você.

– LIXO: Muitos reclamam que não existem muitas lixeiras na Inglaterra, principalmente em Londres. O motivo é que as lixeiras podem ser esconderijos para bombas (lembre-se que lá é um lugar que está em constante risco de ataque terrorista). Então se você tem um lixinho em mãos, guarde até que aviste uma lixeira.

– FALAR ALTO: A não ser que você esteja em uma boate, pub, com música, que fica impossível de conversa em um tom de voz normal, não se deve falar muito alto, risadas muito alta, ou nada do nível alto. Se você estiver no tube mantenha silêncio, ou aquela conversa sussurrada, no máximo!

– FILA: Respeite a fila! Sério. Nada de ir pelas beiradas com o intuíto de entrar primeiro no ônibus. No tube é uma bagunça, mas se estiverem respeitando uma ordem, respeite também.

-FOTOS: você é turista, você quer tirar fotos, você quer ir na Abbey Road. Até ai tudo bem, mas cuidado para não atrapalhar o funcionamento da cidade. Já ouvi muito o “ah eles tem que esperar, eu só venho aqui um dia, eles estão acostumados com isso”. Não! Sério! Gente, respeitem!

– CHÁ: se você for convidado por alguém, a ir a sua casa, e ele oferecer chá (chá com leite), se você não tomar chá ou café, aceite o chá, e deixe-o lá. Finja que esqueceu dele!

– COMIDA: você tem todo direito de não gostar da comida inglesa, mas daí a ficar reclamando!

– CAIXAS: quando você vai a uma lojinha de conveniência, comprar o ticket do trem, ou qualquer outro tipo de estabelecimento que há uma fila para pagamento, recolha suas coisas e troco rapidamente. Se for necessário, pare fora da área do caixa e coloque o dinheiro na carteira, as moedas no porta níquel, a sacola na mochila. Não faça isso na bancada do caixa.

– PALAVRINHAS MÁGICAS: Para quem não tem costume, treine antes de sair de casa. Obrigado, licença, por favor são as palavras que você deve mais usar pelas bandas britânicas. Agradeça quando o garçon tomar o pedido, quando servir o refrigerante, quando pagar a conta.

*Can I have a pack of crisps, please?

*Would you mind telling me how to get to the Big Ben?

*Thank you!

*Cheers!

*Excuse me. Thank you”

*Sorry.

*Pardon me!

Certeza que se você seguir essas dicas, você será visto como um turista educado, e as pessoas serão mais solícitas em te ajudar, caso necessário.

 

4 pensamentos sobre “Educação turística

  1. Posso falar? Se você visse os espanhóis… você iria achar o povo brasileiro suuuuper educado!!!

    E acho que isso é em qualquer lugar, sabe? Brasileiro aqui e ali, italianos e ingleses fazendo da Espanha o quintal da sua casa… enfim! Isso há em todos os lugares.
    Mas, as dicas valem e muito!

  2. rsrsrsrsrs Na descida tudo relativamente tranquilo andando na media de 100 km h so as vezes atingindo uns 120 km h na faixa da direita na Rodovia Imigrantes .para nao atrapalhar quem queria pisar e tal Alias como sempre faco. O detalhe e que percebi que eu estava andando mais que os que estavam na esquerda Mas pelo que eu me lembre a faixa da esquerda e para ultrapassagem certo?

  3. Eu sou brasileira e as vezes me envergonho do comportamento do brasileiro no exterior. Concordo com algumas dos seus comentarios, mas acho que conversar no “tube”como voce chama, nao tem nada demais. na verdade, conversar e tudo de bom, a menos que voce esteja numa biblioteca ou num velorio.

    E aceitar o cha ( com leite, sem leite ou seja como for) e deixar de lado, esquecido, no meu caderninho e muito pior que agradecer e recusar. desde quando nao aceitar o que te oferecem e falta de educacao ou respeito?

    Quanto ao obrigada, por favor, com licenca…concordo em numero, genero, grau e saio em passeata de apoio, caso voce resolva comecar uma!

    Nao sao so os brasileiros que se esquecem do uso das palavrinhas magicas. Ja percebi muito estrangeiro que nao tem o ingles como primeira lingua bailar nessa licao. o negocio e que em ingles, se usa obrigada e por favor como pontuacao. Alguem pisa no seu pe num supermercado – o que acontece?

    Em ingles, VOCE se desculpa. e o outro tambem…

    Muita gente ta apanhando pra acertar as palavras, ajeitar as frases, traduzir seja la o que for, e os bons modos ficam pra tras!! Triste isso.

    Bjim

Deixe um comentário

