Mais da família real

Muito se tem falado na família real ultimamente. Começando pelo casamento do Willian (informação inútil do dia: Willian em português é Guilherme) e Kate, e agora a visita da Rainha Elizabeth II à Irlanda.

Para aqueles que mataram às aulas de Geografia, ou dormiram exatamente durante esta explicação, vou dar uma revisada geral sobre a separação da hoje chamada República da Irlanda do Reino Unido.

Desde 1801 a Ilha da Irlanda, em sua totalidade, fazia parte do Reino Unido. Em 1919, a maioria dos parlamentares eleitos, do partido Sinn Fein, partido político representante do separatismo irlandês e do Exército Republicano Irlandês (IRA), se recusaram a tomar seus lugares na Câmara dos Comuns, no Reino Unido, resolvendo, assim, criar o Parlamento Irlandês e proclamaram a República da Irlanda, que a priori fora somente aceita pela Rússia.

Houve uma luta armada o que obrigou ao Reino Unido uma consulta popular (famoso referendum) sobre a independência. As provincías do Sul, de maioria católica e origem irlandesa, votaram a favor da separação do Reino Unido, enquanto as províncias do Norte, de maioria protestante e origem inglesa votaram contra.

Em 1921, foi assinado o tratado o qual transformava o Estado independente. O Reino Unido somente reconheceu a independência da República da Irlanda somente em 1949.

Então, voltando aos dias atuais, a Rainha Elizabeth visitou a Irlanda, a primeira visita de um monarca do Reino Unido, desde a separação. A Rainha depositou uma coroa de flores no Jardim da Lembrança, memorial dedicado aos que morreram pela independência do país.

Apesar do significado que esta visita tem no sentido de selar (ou tentar) selar a paz entre os dois “países”, fora encontrado uma bomba caseira e o estado de alerta tanto da Irlanda como da Inglaterra estão no máximo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s