Titanic… não aquele!

Eu sou fera em descobrir coisas interessantes em lugares menos prováveis. Foleando a revista “Náutica“, de julho de 2011 (nº 275) encontrei uma reportagem sobre o titanic brasileiro. O maior desastre naval em águas brasileiras. Eles ocorreram na mesma época, e teoricamente fazendo o mesmo trajeto Europa – América.

O barco era o Príncipe de Astúrias, e zarpou de Barcelona, em 1916, rumo à Santos, Montividéu e Buenos Aires cheios de europeus que tentavam escapar da guerra que assolava a Europa, tentando uma vida melhor na América Latina.

Após passar pela linha do equador, o navio cruzou com seu “irmão-gêmeo@, o “Infanta Izabel”, onde fora visto pela última vez. Era época de carnaval, e para aliviar a tensão dos passageiros, rolava uma festa de carnaval na embarcação, enquanto do lado de fora, o navio enfrentava uma tempestade.

Na alta madrugada, o navio atingiu Ilhabela, e esbarrou uma pedra, abrindo um buraco no casco. Tarde demais para o capitão. O navio afundou e por sorte de muitos passageiros, ele estava carregado com cortiça, que acabou virando bóias.

Como no Titanic, pouquíssimos ocupantes da terceira classe sobreviveram. Oficialmente, foram 143 sobreviventes e 445 desaparecidos. Porém, não se sabe ao certo quantas pessoas estavam a bordo, por conta dos passageiros clandestinos. Acredita-se que o número de desaparecidos seja bem maior do que o oficial.

O barco foi submerso na região, e por conta dos caçadores de tesouros da época, não sobrou muita coisa do navio, Somente ferros retorcidos.

Anúncios

Um pensamento sobre “Titanic… não aquele!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s