Banho!!!

ONDE?

Bath. Não, não é uma senteça imperativa. Bath é a cidade linda, charmosinha que eu estive na minha curta temporada no lugar que mais amo (segredo, neste momento, lágrimas cismam em se acumlar em meus olhos diante da lembrança do que a Inglaterra significa pra mim, oke, o que Mr. M significa pra mim). Minha cultura me impede de dizer que Bath seria uma mistura antiga de Araxá/MG (com seus banhos e águas sulfurosas) e Caldas Novas/GO (com seus banhos termais).

COMO CHEGAR?

Vamos começar pelo início. Como chegar em Bath. Fui de carro, saindo de Chichester, mas como a chance de centenas de milhares de pessoas sairem de Chichester em direção a Bath é ínfima, vou colocar a direção saindo de Londres.

Siga na M4, até a saída 18 (Junction 18). Bath está mais ou menos a 16 km desta saída. Acho que quem puder ir de carro, vale a pena. O interior da Inglaterra é lindo, e as paisagens dignas de quebra cabeças de 2000 mil peças.

SOBRE.

Bath é uma cidade que fazia parte do Império Romano, e era chamada de Aquae Solis (que graças as minhas aulas de Latim na sexta, sétima e oitava séries me proporcionam o inenarrável prazer de poder traduzir sem a ajuda do google, ou wikipédia – Águas de Sulis). Havia templos dedicados a Minerva.

ROMAN BATHS

Um dos pontos obrigatórios de visita são os Roman Baths. Eles ficam perto do centro comercial da cidade e para visitar o complexo custa £12.25 por pessoa (alguns lugares aceitam a carteirinha de estudante da ISIC – aquela que você faz pelo STB – como comprovante que você é estudante. Se estudante, o ingresso custa £10.75).

Há passeios guiados, mas com o ingresso você já ganha aqueles aparelhos que parecem um “tijorola” (telefones celulares antigos), que você disca o número do que está vendo e o o telefone te explica o que é. Para os brasucas que não sabem inglês, ferrou-se. Não tem o telefone em português. No máximo espanhol.

Os Roman Baths eram um complexo de águas termais e de veneração à Minerva, onde, estudos mostram eram visitados por viajantes. Há diversos salões, “piscinas”, e exposições de artefatos, esqueleto, e ruínas de Aquae Solis.

As águas tem, hoje, uma cor esverdeada. Mas isso não significa que a água é suja. Antigamente, havia uma cobertura sobre a piscina, o que impedia que os raios solares entrassem em contato com a água, mas hoje, sem essa cobertura, os raios solares induzem a produção de algas, dando a cor verde à água. (deve ser por isso que a Lagoa da Pampulha tem aquela água esquisita, néam?!)

As águas são bem quentinhas mesmo, em alguns pontos pode-se ver a fumacinha (que os biologicamente/fisicamente corretos chamarão de vapor), e as borbolhas são gases que são liberados na fonte (meu comentário infâme com Mr. M, que morreu de vergonha pois vááááárias pessoas ouviram foi “look the water farts just like you”).

JANE AUSTIN’S CENTRE

Keep calm and find yourself a Mr. Darcy. Quem nunca viu Orgulho e Preconceito (viu mesmo, por que ultimamente to achando que exigir do povo ler um pouco demais. O povo tá acostumado a esperar a sair o filme de uma obra literaria e não precisar gastar semanas lendo várias palavras e assimilando o que elas fazem juntas… é complicado né?!), e sonhou com o Mr. Darcy? Ai… muito mais galã que aquele vampiro lá, que me orgulho em não saber o nome (caprichetes morrem, arrancam cabelos e jogam pragas para mim e mais 4 gerações).

Então, mas nem só de Mr. Darcy vive o Jane Austin’s Centre. Jane, my BFF, nasceu em Bath e é uma das cidadãs mais ilustres da cidade.

O centro é numa casa que mantém toda a atmosfera de como era viver naquela época. Existe roupas, móveis, e outras informações sobre a vida da escritora.

Custa £7.45 para entrar, e o gift shop é sensacional, com direito a chaverinhos, adesivos de carros (que não foram adquiridos por que Mr. M me convenceu que ninguém entenderia), blusas, canetas tinteiros, lápis e tudo que I love Mr. Darcy tem direito.

OUTROS

Não vou me delongar sobre as coisas que tem pra fazer lá. Passei só um dia, então, não sou uma expert na cidade, mas lá há muito para oferecer.

Thermae Bath Spa é onde você pode aproveitar as águas termais e relaxar. É uma espécie de day spa, com vários serviços que você pode adquirir. Os preços são: £16.00 para uma hora e meia de spa, £26.00 para duas horas e £36.00 para 4 horas. Dica preciosa do dia: COMPRE PELA INTERNET O INGRESSO. A FILA É GRANDE e quando você está viajando, a última coisa que quer é passar UMA hora na fila né?!

3 pensamentos sobre “Banho!!!

Deixe um comentário

