Tenho coragem nao.

Então, hoje tive que dar uma saidinha do escritório para resolver algumas coisas, e passei próximo ao cemitério onde está enterrado meu paizinho e minha avó, mãe dele. Na hora que me dei conta que estava próximo do cemitério, pensei em ir lá “visitar” meu pai. Mas daí, fiquei com peso na consciência em não ir ao túmulo de minha avó.

Quando ela faleceu, não podia fazer a exumação, e tivemos que adquirir um espaço numa área nova do cemitério. Só que eu tenho medo de ir lá sozinha. Não.. não é medo de alma penada, nem de pessoas que possam ter sido enterradas vivas e ai finalmente conseguem cavar their way out e esbarram no meu pé nada disso. É porque tem uns maloqueiros, nóias que pulam o muro, roubam as florzinhas e já até ouvi falar saem correndo atrás do povo todos sujos de terra, falando que são zumbis (não pode rir… vai que acontece com você?! Imagine o susto!!!).

Mas então, comecei a sentir uma culpa: se fosse no cemitério, teria que ir nos dois túmulos, ou iria aborrecer meu pai e avó. Não poderia ir somente em um. É como visitar a família que mora no interior, ficar na casa de uma tia e não visitar a outra. Já imaginaram o furduncio? A confusão? O tititi, o disse não me disse, a fofocaiada… vish!!! Passei reto da entrada para o cemitério.

Mas ai fiquei pensando: que bizarro é o ser humano. Mesmo com a morte das pessoas, continuamos a nos importar em não os magoar. Não é incomum escurtamos de alguém “ah, mamãe, se tivesse viva, não iria gostar disso”. Ou como aconteceu comigo. Fiquei com medo em magoar minha avó por não ir a seu túmulo.

É muito difícil nos desligar das pessoas. Ainda que elas estejam mortas. Não deixamos de pensar nelas, e às vezes, até conversar com elas, na esperança de escutar uma resposta.

Já tinha visto diversos documentários sobre o culto à morte, mas parando para pensar é super bizarro não é!? Acho louvável o velório, últimas homenagens, mas passou desse ponto fica meio bizarro. O que será que nos leva a agir com tamanho respeito à opinião de pessoas que nem neste mundo mais se encontram. Não, não podemos comparar a forma que agimos com medo do “julgamento final”.

Quando era pequena, com uns 7 ou 8 anos de idade, colocava uma toalha por cima do box do banheiro, porque eu ficava com vergonha, afinal, todos falavam tanto que meu pai me observava lá de cima, isso significava que ele poderia me ver tomando banho, certo!? Não sei o que me fez esquecer dessa ideia louca, mas com certeza ficou na minha cabeça de tanto que as pessoas falavam sobre meu pai estar comigo, me olhar lá de cima.

Credo!!! Que culto mais estranho que temos. Obviamente, em nada isso enfluenciará nas minhas idas ao cemitério, e a visita a ambos os túmulos, afinal, quem em sã consciência magoaria a avó?!

I would never do that

3 pensamentos sobre “Tenho coragem nao.

  1. Interessante suas considerações, mas pensando bem, a gente sempre se recorda das pessoas que deixaram exemplos de vida para nós (positivos ou negativos) e com eles aprendemos a seguir ou não seguir um rumo na vida, né?
    Achei sensacional no seu texto a palavra “furduncio”, rs. Fazia tempo que eu não a “lia” e me trouxe boas lembranças.
    Seu blog é muito bom de se ler.
    Um abraço
    Manoel – Blog do Obvio

    http://blogdoobvio.blogspot.com

  2. Oi!

    A minha mae faz a mesma coisa, agora que meu pai ja se foi. Tudo que e a gente faz e ela nao gosta ela solta um “se seu pai estivesse aqui bla, bla, bla” e isso da uma culpa taaaaao grande! Eh quase tao ruim como se ele realmente estivesse aqui…

    Eu nao fui nem ao enterro do meu pai – eu estava morando no norte da suecia na epoca – e eu tenho certeza de que ele nao se importou, nao se sentiu ofendido… Eu tive quase 29 anos de tempo pra mostrar pra ele o quanto o amava…

    Mas as pessoas falam, ne? Falam coisas muito maldosas…

    beijao

Deixe um comentário

